A Discovery Channel USA anunciou hoje em cadeia nacional o seu novo Discovery Atlas, uma série de documentários sobre povos e culturas de 30 países. Falado em português, o comercial do episódio sobre o Brasil surpreendeu ao demonstrar uma abordagem poética e de exaltação da cultura e das belezas naturais do nosso país. No dia 12 de Outubro, o maior país da América do Sul estará em destaque num dos canais mais populares da tv estadunidense, uma prova de que a comunidade brasileira vem conquistando espaço nos Estados Unidos e influenciando a cultura e o comportamento dos americanos.
A região de Boca Ratón, por exemplo, uma das mais ricas do sul da Flórida e originalmente populada por latinos hispânicos, vem se transformando pouco a pouco no segundo reduto brasileiro do estado. Superada em número de brasucas apenas pela cidade vizinha de Pompano Beach, riviera brasileira dos EUA, Boca oferece largo comércio a la terrinha com especialidade em diversas áreas. Em Pompano, de imobiliárias a açougues, o investimento dos brasileiros traz aumento da oferta de trabalho e melhoria da qualidade de vida.
Pra todo lado se ouve o português num ensopado de sotaques que remetem ao Brasil de norte a sul. Cada vez mais se vêem lotadas as churrascarias, que oferecem comida e música típicas. Também está se tornando comum assistir séries americanas com atores brasileiros em papéis de considerável destaque e quando o assunto é música, vira e mexe se ouve ao fundo um Garota de Ipanema ou até mesmo um samba agringoado. No entanto, a admiração pela nossa cultura excede os limites do inglês. Povos de toda a América Latina se unem aos estadunidenses quando o assunto é o Brasil. A razão desse fenômeno é clara para os brasileiros que vivem aqui: latino só por geografia, o Brasil fala outra língua e sua colonização portuguesa originou uma cultura totalmente distinta à da América hispânica. Nós somos os estrangeiros do continente, o povo diferente, mixto, de língua exótica, o gigante que dança samba. Sob esse aspecto parece dificil sentir-se "em casa", hein! Nem tanto. Na mistura ensandecida de povos que são os Estados Unidos, não existe uma só pessoa que não abra um largo sorriso ao ouvir de onde você é. No restaurante tailandês, a garçonete asiática chacoalha o corpo tentanto um samba e grita "Riodajanero" quando digo que sou brasileira. Pois é, nosso povo é admirado por onde quer que passe. E aqui não é diferente. Nada como se sentir querido numa terra onde o gringo é você.
Lele Queiroz
Episódio do Discovery Atlas sobre o Brasil no LOROTA.com Assistir - Fazer download (140 MB)*)
junho 30, 2007
O Brasil caiu no mundo
> Unknown > 9:36:00 AM
0 > comentários:
Postar um comentário